Fale conosco: (21)3549-2301

Skype: iclass.comercial

Planejamento de Rotas Simples X Agenda Inteligente

As empresas de serviços de campo acreditam que um planejamento de rotas eficiente é essencial para o sucesso. Um bom roteamento  é muito importante, além de permitir que os técnicos tenham mais produtividade ao concluir mais atendimentos por dia.  

Qualquer gerenciamento de uma força de trabalho móvel – seja ela para entrega de produtos ou execução de serviços – consegue se beneficiar de um software de planejamento para facilitar o agendamento, gerenciando fluxos de trabalho, melhorando os resultados.

Os fundamentos do Planejamento de Rotas

Algumas empresas apenas atribuem algumas tarefas a um técnico baseado somente na geolocalização ou frequência de visita dos clientes e querem um software que gere uma rota para o técnico concluir seu atendimento atribuído.
Essa forma básica de planejamento de rotas é possível através de smartphones que possuem algum sistema de navegação baseado em GPS, no entanto essa solução deixa decisões nas mãos dos técnico, sendo ineficiente para a operação.

Quem o técnico escolhe visitar primeiro e por último pode ter um grande impacto no tempo produtivo, horas extras, consumo de combustível, conformidade de acordo de nível de serviço (SLA) e satisfação do cliente. Mas as funcionalidades de sistemas de navegação mais avançados, podem, por exemplo, interagir com variáveis como serviços em tempo real para uma jornada mais curta em relação ao tempo, a quilometragem e a localização dos atendimentos.

Otimizando Recursos em Campo

A otimização de recursos começa a acontecer quando as empresas passam a utilizar um software de agendamento que inclui cálculos da viagem dos técnicos como parte do planejamento. Nesse contexto, as tarefas ao técnico podem representar a demanda e o software de agendamento gerencia a mão de obra que a empresa oferece.

Normalmente um software voltado somente para agendamento, determina apenas a ordem e o recurso, considerando o equilíbrio da carga de trabalho,  enquanto um software que possui planejamento de rotas pode fornecer a melhor maneira de ir de um local de atendimento para outro.

Esse é o método de planejamento mais inteligente e abrangente que o nosso software para controle de ordem de serviço e gestão de equipe externa, é capaz de realizar.

Em uma empresa de serviços, pode haver uma infinidade de considerações sobre o conjunto de habilidades para cada trabalho. Talvez um técnico ou terceirizado não seja bem-vindo em um determinado local do cliente, ou talvez o técnico não tenha o treinamento certo em um determinado equipamento. Pensando nisso, por que colocar um técnico de nível avançado para fazer o trabalho de um aprendiz? É mais vantajoso tanto para o cliente quanto para a empresa enviar o recurso certo para o trabalho; com base em todas as informações disponíveis no momento em que o trabalho é atribuído ao campo; levando em consideração o custo, a localização, a capacidade e as expectativas do cliente. Essa é mais uma das vantagens de possuir um software com agendamento inteligente e otimização de rotas de forma interligada.

Muitas empresas de serviços atribuem trabalho com base em um modelo de intimidade com o cliente; por exemplo, técnico (ou subcontratado) primário, secundário, terciário, mas este modelo nem sempre funciona. Em outras indústrias, especialmente quando o equipamento é altamente técnico e muitas vezes vendido através da distribuição, o técnico é a face da empresa para o cliente. Embora isso deva ser uma consideração para quem é designado para um trabalho, esse critério não deve ser o único.

Agendamento Dinâmico e Inteligente

A variedade de alterações na dinâmica de um negócio de serviços se manifesta de várias maneiras. Além de chamadas que às vezes demoram mais do que o estimado, há também problemas inesperados no trânsito, chamadas de emergência durante o dia, diferentes prioridades de serviço, outras habilidades necessárias para solucionar um determinado problema, compromissos com o cliente, problemas inesperados na frota e, finalmente, manutenção planejada.

Todas essas variáveis devem ser consideradas para a eficiência máxima do agendamento, como tempo total de viagem reduzido, produtividade máxima, gasto com combustível minimizado e atribuição de recursos de menor custo.

Ter um software de programação que inteligentemente considere a melhor maneira de avaliar essas variáveis, de maneira dinâmica, é um diferencial para o gerenciamento eficiente do trabalho de serviço.

Conclusão

A parte mais importante da seleção de uma solução de serviço de campo bem-sucedida para suas necessidades é planejar com os objetivos de seus negócios em mente.

Ao começar a criar uma visão de como você quer que seu negócio de serviços seja, pense no impacto de longo prazo que essa tecnologia terá  na sua operação. Elabore um plano de implementação dessa tecnologia na organização,  de acordo com a capacidade de absorção da própria operação.

Este artigo se concentrou apenas na roteirização  e no agendamento, mas existem outras variáveis importantes nas áreas de suporte técnico, administração de contratos; controle de estoque, ativos e frotas; customização de formulários e relatórios das equipes em campo que são importantes para um bom planejamento.

No que se refere a mover as pessoas em campo de acordo com as demandas dos clientes, talvez uma ferramenta simples de planejamento de rotas seja  o mais desejado, mas quando se experimenta uma maneira melhor e mais assertiva de alterar e melhorar significativamente a prestação de serviços, implementando soluções que permitem você chegar a sua meta,  uma boa estratégia de atendimento da demanda é o seu melhor caminho para o sucesso. 

Facebook
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conheça de perto nossas soluções para sua empresa

Gostaria de saber mais sobre o software do IClass FS?  Preencha os campos ao lado que retornaremos em breve.